Patrocínio Ponta de Pirangi

O que é o projeto?

No final de 2018 o Projeto Mar Limpo foi aprovado em na 5ª Chamada Pública Nacional de Projetos do Instituto MRV - Educar para Transformar. Entre atividades de ciência, educação e tecnologia, o projeto pretende tornar as escolas públicas do litoral de Parnamirim, E.M. Deputado Erivan França e E.E. Professora Maria Araújo, protagonistas na mudança da percepção sobre o consumo, descarte, reuso, reciclagem de resíduos sólidos e compostagem de resíduos orgânicos.

Durante o projeto estão previstas a articulação com as escolas e Secretaria de Educação e Cultura; capacitação de professores e alunos para as diversas atividades e o monitoramento dos resíduos sólidos na praia. Após a capacitação, alunos e professores estarão aptos à coordenar a separação e destinação dos resíduos gerados nas escolas, enquanto os bolsistas e grupos de alunos realizam o monitoramento mensal nas praias.

//oceanica.org.br/wp-content/uploads/2019/06/mar_limpo.png

Como funciona?

As escolas passarão a inspirar a geração de renda através do adubo, produto da compostagem orgânica e venda dos resíduos industrializados separados. Jovens líderes das escolas serão selecionados e capacitados a atuarem como agentes de transformação nas respectivas comunidades litorâneas, orientando grupos de alunos a gerar informações sobre os resíduos sólidos na vizinhança incluindo o monitoramento dos resíduos nas praias, visando a adequação de políticas públicas.

//oceanica.org.br/wp-content/uploads/2019/11/2019_08_23_Gravimetria_JPG_whatssap-e1574347500200.jpeg

Abrangência do projeto

O projeto abrange desde o ambiente escolar, ampliando suas atividades para a comunidade do entorno e ambiente de praias através do monitoramento de resíduos por aplicativo celular, contemplando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 11, 12 e 14). O aplicativo Mar Limpo vai além dos muros escolares, além das comunidades litorâneas e pretende chegar aos usuários das praias. Cada pessoa poderá cadastrar o resíduo que encontra na praia e colaborar com ações de pesquisa e gestão da coleta nos municípios. Além do usuário ser um cientista cidadão ainda poderá ganhar pontos em um game divertido e lucrativo já que cada registro vale descontos em empresas parceiras do Mar Limpo.

//oceanica.org.br/wp-content/uploads/2019/11/arte-celular_site.png.png

Resíduos sólidos na praia

Frente à impactante presença de lixo na praia de Búzios e considerando sua proximidade com a área de alimentação da Tartaruga-verde (Chelonia mydas) e área de desova da Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), está sendo desenvolvida uma metodologia de estudo para a compreensão da origem do lixo que chega a à praia e seus principais focos. A partir das informações geradas será possível atuar com maior direcionamento na busca de soluções para este problema, por exemplo, através de educação e políticas públicas. Foi iniciada parceria com a professora Maria Christina Barbosa Araújo (DOL - Departamento de Oceanografia e Limnologia/UFRN), a qual realizou uma capacitação com duas pessoas da equipe, para aplicação de uma metodologia de caracterização dos resíduos sólidos nas praias. Estas informações subsidiarão tanto a caracterização das condições da praia durante o monitoramento, quanto as campanhas Praia Limpa.

//oceanica.org.br/wp-content/uploads/2019/06/lixo_tartaruga-e1561569180244.jpg

 

 

 

Conheça nossos outros projetos

Fale conosco

 

Em tempos de pandemia, prefira o contato por e-mail ou redes sociais

CASA OCEÂNICA PONTA NEGRA
RUA PRAIA DE PAJUÇARA, 9111
PONTA NEGRA, RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
CEP: 59092-200

CASA OCEÂNICA PIRANGI
PRAÇA SÃO SEBASTIÃO, S/N
SECRETARIA REGIONAL DO LITORAL, ANEXO 2
DISTRITO LITORÂNEO DE PIRANGI DO NORTE
PARNAMIRIM - RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
CEP: 59161-487

WordPress Image Lightbox