Um olhar sobre o litoral

A Oceânica - Pesquisa, Educação e Conservação foi fundada em 2002, como Organização da Sociedade Civil, em busca da conservação dos ambientes costeiro-marinhos, integrando pesquisa científica, educação ambiental e propostas de conservação.

A OCEÂNICA tem como principal área de atuação o litoral potiguar, no entanto ao longo da trajetória mergulhou em outros territórios como Fernando de Noronha e mais recente em águas internacionais, no mar do Caribe.

Nossas ações de pesquisa envolvem estudos de mapeamento e caracterização dos meios biológico, geomorfológico e social em áreas estratégicas em função do uso e potencialidade do ambiente.

Nas ações de Educação Ambiental a OCEÂNICA trabalha tanto com o sistema educacional formal, envolvendo educadores e alunos, quanto na educação informal, na capacitação de pessoas locais e grupos de usuários do litoral. Ao longo dos anos de atuação, temos uma extensa experiência na organização de campanhas educativas voltadas à conservação dos recursos marinhos.

 

 

 

 

Além da realização de programas e projetos, participamos ativamente das ações em políticas públicas de caráter socioambiental e na promoção de fóruns de discussão sobre o ordenamento, conservação e sustentabilidade no litoral Potiguar.

Atuamos, ainda, solucionando conflitos entre diferentes grupos de usuários da costa mantendo o componente de pesquisa biológica e social para subsidiar nossos posicionamentos, além de utilizar a educação e sensibilização ambiental nas escolas e comunidades como ferramenta imprescindível na formação social.

Acreditamos que, desta maneira integrada, colaboramos ativamente para a conservação da biodiversidade marinha e um litoral mais justo para todos os usuários do mar.

 

Missão

Cuidar da Vida no Litoral e Oceano, em toda a sua diversidade.

Visão

Ser uma instituição que contribui para um mundo saudável e feliz, que tem conservação da natureza, sustentabilidade, diversidade e justiça socioambiental como elementos chave na governança dos bens comuns.

 

Valores

  • Somos movidos pelo amor ao mar e nossa equipe, integrada e otimista, preza a excelência e a alegria em todas as ações.
  • Integramos os diversos tipos de conhecimentos, valorizando a ciência, as culturas locais, educação livre e inclusiva, respeitando os saberes.
  • Atuamos de forma ética e transparente, contribuindo para o bem estar humano atual e das futuras gerações.
  • Valorizamos os direitos humanos, em especial a igualdade de gênero, combatemos o racismo e toda forma de discriminação.
  • Atuamos com movimentos e articulações sociais, comunidades tradicionais, instituições públicas e privadas, de ensino e pesquisa para construção de gestões participativas e integradas.
  • Trabalhamos em prol da conservação dos ecossistemas costeiro-marinhos e da integração sustentável da sociedade com a natureza.

Conheça nossa equipe!

photo

Maiara Menezes Presidenta/Ecóloga
photo

Jonathan Samael Vice Presidente/Geógrafo
photo

Thayse Marques Secretária administrativo financeiro/Bióloga
photo

Cláudia Gazola Arquiteta/Educadora Popular, feminista
photo

Joane Batista Geógrafa/Pesquisadora e Educadora Popular
photo

Ana Flávia Almeida Suplente Geral/Jornalista
photo

Raiza Garcia Bolsista/Ciências biológicas
photo

Jéssica Paiva Ecóloga/Técnica e Pesquisadora
photo

Mauro Lima Biólogo/Coordenador do Projeto Mar Limpo
photo

Lígia Rocha Bióloga/Coordenadora do Projeto Ponta de Pirangi
photo

Liana Mendes Bióloga/Sócia Fundadora
photo

Jane Heyre Socióloga/Gerente Executiva Projetos
photo

Amanda Cristina Bolsista/Geografia
photo

Renata Marques Jornalista/Assessora de imprensa
photo

Pedro Gricelio Contador/Assessor Financeiro
photo

Guido Grimaldi Biólogo/Mergulhador

Fale conosco

 

Em tempos de pandemia, prefira o contato por e-mail ou redes sociais

CASA OCEÂNICA PIRANGI
PRAÇA SÃO SEBASTIÃO
SECRETARIA REGIONAL DO LITORAL, 100B, ANEXO 2
DISTRITO LITORÂNEO DE PIRANGI DO NORTE
PARNAMIRIM - RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
CEP: 59161-487

WordPress Image Lightbox