Ponta de pirangi

Objetivo Geral

Fomentar o ordenamento do uso dos recursos costeiro-marinhos no litoral do Rio Grande do Norte, com vistas à conservação e gestão compartilhada dos recursos naturais.

Ponta de pirangi

O Ponta de Pirangi é um projeto socioambiental voltado para a conservação e ordenamento costeiro-marinho no litoral potiguar, com a participação ativa das comunidades litorâneas. Nas Fases 1 e 2 do projeto, o foco principal era o Litoral sul potiguar, já que apresenta formações recifais prioritárias para a conservação da biodiversidade nacional em região de alta pressão antrópica (área conhecida como “Grande Natal”). Na fase 2 a equipe do projeto passou a integrar a executiva da Rede MangueMar, que trata dos conflitos socioambientais das regiões estuarinas em todo estado. Assim ampliamos nossa atuação para litoral sul e norte no estado.

Parte da zona costeira e marinha no litoral Norte do RN já é protegida desde 2003, através da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta de Tubarão. No litoral sul, pesquisadores da Oceânica, da UFRN e técnicos dos órgãos ambientais consideram a criação de área protegida costeiro-marinha na região uma estratégia fundamental para se buscar a sustentabilidade.

Assim a Fase 3 do Projeto fomenta o ordenamento do uso dos recursos costeiro-marinhos no litoral do Rio Grande do Norte, com vistas à conservação e gestão integrada e compartilhada dos recursos naturais. Para ampliar o conhecimento científico necessário à tomada de decisão para o ordenamento do litoral sul potiguar teremos três estratégias: a) um workshop de planejamento coletivo com pesquisadores e técnicos ambientais para definir a médio e longo prazo as linhas prioritárias de pesquisas necessárias à conservação e gestão dos recursos costeiro-marinhos; b) o monitoramento da praia de Búzios, para gerar dados de linha de base no conflito de conservação e uso dos recursos envolvendo a circulação de tartarugas marinhas e de veículos 4×4 existente nestas praias; c) o mapeamento ambiental marinho das outras unidades ambientais além dos recifes, com apoio dos pescadores. Para fomentar a participação da sociedade no ordenamento do litoral, propomos a realização de oficinas e fóruns de discussão com os diferentes grupos de usuários do mar já identificados nas fases anteriores do projeto, com especial atenção às comunidades pesqueiras. E para valorizar os recursos litorâneos e as comunidades litorâneas, propomos a mobilização e sensibilização da sociedade civil litorânea em eventos ambientais (campanhas Praia Limpa e Dia Mundial da Tartaruga) e a criação de materiais informativo/educacionais a serem distribuídos na área de atuação do projeto.
As parcerias são um dos pilares do Projeto e investimos no seu fortalecimento junto às associações locais, escolas, colônias de pescadores, empresários, líderes comunitários e órgãos públicos das três esferas de poder. Conciliando a geração de informação científica para a conservação e a discussão crítica local do uso e conservação do litoral, propomos o ordenamento do espaço costeiro-marinho com vistas à sustentabilidade no litoral potiguar.


Fase 1

Nas Fase 1 do projeto, o foco principal era o Litoral sul potiguar, já que apresenta formações recifais prioritárias para a conservação da biodiversidade nacional em região de alta pressão antrópica (área conhecida como “Grande Natal”).

Fase 2

Na fase 2 a equipe do projeto passou a integrar a executiva da Rede MangueMar, que trata dos conflitos socioambientais das regiões estuarinas em todo estado. Assim ampliamos nossa atuação para litoral sul e norte no estado.

Fase 3

A fase 3 do Projeto fomenta o ordenamento do uso dos recursos costeiro-marinhos no litoral do Rio Grande do Norte, com vistas à conservação e gestão integrada e compartilhada dos recursos naturais.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Gostou do nosso trabalho ?

Fale conosco

 

Em tempos de pandemia, prefira o contato por e-mail ou redes sociais

CASA OCEÂNICA PIRANGI
PRAÇA SÃO SEBASTIÃO
SECRETARIA REGIONAL DO LITORAL, 100B, ANEXO 2
DISTRITO LITORÂNEO DE PIRANGI DO NORTE
PARNAMIRIM - RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL
CEP: 59161-487

WordPress Image Lightbox