Live para lançamento de livro aborda “Que Litoral Queremos?”

por Oceânica

05/06/2020

Conservação

0 comments

No Dia Mundial do Oceano, o Projeto Ponta de Pirangi/Oceânica lança livro digital gratuito criado a partir de discussão ampla realizada em série de fóruns

No dia 08 de junho comemoramos o Dia Mundial dos Oceanos. Para celebrar a data, o Projeto Ponta de Pirangi/Oceânica apresenta o lançamento virtual do livro “Que Litoral Queremos?” em uma live pelo You Tube (oceanica.OSC) nesta segunda (08), às 20h. A publicação é resultado de um processo inovador sobre pensar o litoral baseado em fóruns de discussão com a participação direta de diversos setores da sociedade.

No bate-papo durante a live teremos a apresentação do uso das praias e mar, os conflitos socioambientais identificados e sugestões ao ordenamento do litoral de Parnamirim e Nísia Floresta/RN. É o resultado dos 30 Fóruns de Discussão realizados com cerca de 250 participantes e publicados agora em livro. Teremos ainda uma discussão sobre como a ampla participação da sociedade em fóruns de discussão pode subsidiar políticas públicas ligadas a sustentabilidade do litoral.

Pela Equipe do Projeto Ponta de Pirangi/Oceânica, participam da live Lígia Rocha, Coordenadora geral do Projeto, Jessica Paiva e Thayse Marques, Coordenadora e técnica, respectivamente do Monitoramento da Praia de Búzios, realizado no projeto. Como convidadas participarão Susana Araújo, Presidente da Colônia Z-10 em Nísia Floresta e membro da Rede MangueMar/RN, a Professora Marise Costa, Coordenadora do Projeto de Pesquisa “Conflitos Socioambientais da Zona Costeira” na UFRN, e Rosa Pinheiro, Arquiteta Urbanista e Subcoordenadora do Gerenciamento Costeiro no IDEMA.

Tanto a publicação do livro como seu lançamento são ações previstas na Fase 3 do Projeto Ponta de Pirangi, realizado pela Oceânica e patrocinado pela PETROBRAS através do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal. “Estamos finalizando a fase 3 do Ponta de Pirangi e entregamos essa publicação como um retorno à sociedade, um presente que dedicamos em comemoração ao Dia do Oceano”, ressalta Ligia Rocha, Coordenadora de Programas e Projetos da Oceânica.

Sobre o livro

Quando se pensa no litoral, há inúmeras questões a serem respondidas. Como é o nosso litoral? Como foi e tem sido ocupado? Quais os usos que são feitos? Quais são as demandas ambientais, sociais e econômicas existentes? Quais os melhores passos no caminho da sustentabilidade? E com quem percorrer este caminho? Quais políticas públicas são mais adequadas? Para quem? Com qual objetivo? Esses são alguns questionamentos que nortearam esse trabalho.

No livro apresentamos o caminho percorrido até chegar aos Fóruns de Discussão e como eles foram realizados. Envolve a participação de pescadores e pescadoras, associações de moradores, organizações locais, diretorias de escolas litorâneas, empresários náuticos e de passeio 4×4, donos de bares e restaurantes à beira-mar e veranistas, além de pesquisadores e gestores públicos federais, estaduais e municipais que atuam no litoral.

Resultados

Os resultados são apresentados em mapas do litoral desde a praia de Cotovelo até Malemba, indicando os diferentes usos de praia e mar feitos pelos distintos grupos de moradores e usuários, assim como mapas de compartilhamento de usos com a síntese de todos os grupos. Os conflitos encontrados e as sugestões dadas pelos participantes são ainda apresentados em gráficos sistematizados de fácil leitura. Apresentamos também os resultados inéditos do monitoramento da praia de Búzios (Nísia floresta/RN) com relação a reprodução das tartarugas marinhas e a circulação de veículos, realizado no período de fevereiro de 2018 a março de 2020. Estes dados sistematizados e inovadores dão visibilidade às demandas de diversos grupos da sociedade que moram, trabalham e frequentam nossas praias, incluindo as populações tradicionais da pesca artesanal, e servem de base para a formulação de políticas públicas voltadas a sustentabilidade e justiça socioambiental no litoral.

Acesso ao e-book

Os livros impressos serão distribuídos aos participantes dos Fóruns de Discussão “Que litoral queremos?”, às instituições parceiras e àquelas que têm em sua missão a gestão socioambiental no litoral. O livro digital é público, e pode ser baixado no site da Oceânica no link abaixo.

www.oceanica.org.br/pontadepirangi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.