Pesquisadores propõem criação de nova área de proteção ambiental costeira-marinha no RN

por Oceânica

15/06/2020

Conservação

0 comments

Projeto Ponta de Pirangi/Oceânica lança livro digital gratuito em live com proposta da APA que envolve pesquisadores e comunidade

Há mais de uma década a Oceânica, Organização da Sociedade Civil (OSC), realiza pesquisas e ações no litoral sul potiguar. Os resultados das pesquisas mostram a alta riqueza de espécies na região de Pirangi. Por ser  uma área notável para a Biodiversidade Brasileira, deve ser cuidada. A criação de uma Área Protegida Costeiro-Marinha é uma importante estratégia de ordenamento e conservação da natureza. Este é o assunto da live Oceânica que acontece nesta terça (16) no Youtube e Facebook, às 20h, com o lançamento do livro digital gratuito “APA RECIFES DE PIRANGI – Proposta de Criação de Área Protegida Costeiro-Marinha no Rio Grande do Norte”.

De acordo com Lígia Rocha, coordenadora do Projeto Ponta de Pirangi,  “a publicação deste livro possibilita a todos os interessados não apenas conhecer a proposta de criação da APA Recifes de Pirangi já entregue ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), mas também ampliar o reconhecimento da pluralidade de agentes sociais envolvidos, de formas de uso do litoral e de estratégias de conservação, mobilização popular e ordenamento que vêm sendo desenvolvidas desde 2010 na busca da sustentabilidade no litoral potiguar”. Tanto a publicação do livro como seu lançamento são ações previstas na Fase 3 do Projeto Ponta de Pirangi, realizado pela Oceânica e patrocinado pela PETROBRAS através do Programa Petrobras Socioambiental e Governo Federal.

Espécies ameaçadas

Reconhece-se hoje a existência de uma rica biodiversidade no litoral sul potiguar, com mais de 500 espécies, sendo algumas ameaçadas de extinção (tartaruga-de-pente, peixe-boi marinho, tubarão-lixa, entre outros) e algumas visitam a região sazonalmente, como as baleias jubarte. “Como existem inúmeras formações recifais e outros ambientes marinhos ainda não estudados, certamente a riqueza biológica local descrita está subdimensionada”, explica Ligia.

Ações

O trabalho para a proposta da APA envolve a geração de conhecimento, educação e conservação. Várias ações fortaleceram a elaboração da proposta, como o “Primeiro Workshop Linhas Prioritárias de Ação Integrada no Litoral Potiguar” com a participação de pesquisadores e técnicos do RN que atuam no litoral; o Monitoramento da Praia de Búzios (Nísia Floresta), com enfoque nas temporadas reprodutivas das tartarugas marinhas e circulação de veículos; o Mapeamento Ambiental Marinho com base no conhecimento dos pescadores e pescadoras, e a série de Fóruns “Que Litoral Queremos?” para discutir com a sociedade litorânea os usos,  conflitos socioambientais vividos e as sugestões para amenizá-los.

Sobre o livro

Conhecer a rica biodiversidade de espécies e ambientes costeiro-marinhos e entender suas fragilidades e vulnerabilidades diante da pressão antrópica existente, reconhecer e identificar os diferentes grupos de usuários do mar, envolvê-los na resolução de conflitos e nas tomadas de decisão para a conservação dos bens naturais são passos fundamentais em busca da sustentabilidade. “Esta publicação é o exemplo de como a integração entre sociedade civil organizada, pesquisadores e gestores ambientais pode gerar tanto conhecimento científico como propostas robustas de políticas públicas voltadas ao bem comum. Projetos socioambientais de longa duração são fundamentais na construção do caminho democrático em busca da conservação da biodiversidade e sustentabilidade na zona costeira”, ressalta Ligia.

Acesso às publicações 

Na finalização da Fase 3 do Projeto Ponta de Pirangi, os novos livros impressos e digitais produzidos pela Oceânica serão distribuídos  à instituições parceiras  que têm em sua missão a gestão socioambiental no litoral. O livro digital “APA RECIFES DE PIRANGI – Proposta de Criação de Área Protegida Costeira-Marinha no Rio Grande do Norte”, assim como o recentemente lançado “Que Litoral Queremos?” (que já está disponível para baixar) poderão ser baixados aqui no site.

O livro “APA RECIFES DE PIRANGI – Proposta de Criação de Área Protegida Costeira-Marinha no Rio Grande do Norte” poderá ser baixado nesta terça (16/06) a partir das 20h, quando lançaremos o livro ao vivo em nosso canal no YouTube e simultaneamente no facebook.

Link para assistir a live pelo You Tube: https://www.youtube.com/watch?v=IL7bWJHb9So

Link para assistir a live pelo facebook: https://www.facebook.com/oceanica.osc/videos/283929086092816/

Link para baixar e-book: www.oceanica.org.br/pontadepirangi/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *